Boas amigos...
A segurança de todos nós que diariamente andam por estas estradas, deveria de ser uma das principais preocupações !!!
Aqui á dias, ao consultar um dos fóruns nos quais participo, o CPM, descobri uma publicação de um Companheiro acerca de isso mesmo...
Um conjunto de regras e principios basicos que deveriam de ser do conhecimento de todos nós !!!
"Dez coisas que todo motociclista e o automobilista deveria saber sobre motos"
"1 – Dados indicam que mais da metade dos
acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o
automobilista e não o motociclista, é culpado. Há infinitamente mais automóveis
de variados tipos do que motociclos nas ruas. Alguns condutores simplesmente
não reconhecem a motociclo – eles a ignoram (geralmente, sem querer)
2 – Devido a sua menor dimensão o
motociclo pode facilmente ficar escondido nos “ângulos mortos” dos automóveis,
como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objectos ou
ficar disfarçados em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante
atenção e olhe duas vezes antes de mudar de faixa ou entrar num cruzamento.
3 – Um motociclo pode parecer que está
mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a
velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar numa via, considere que a
moto está mais perto do que parece.
4 – Muitas vezes os motociclistas
diminuem a velocidade simplesmente utilizando a caixa de velocidades ou tirando
a mão do acelerador, portanto não acionam o travão e a luz de stop não se
acende. Mantenha a distância de segurança da moto a sua frente. Em cruzamentos,
considere que os motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar
acidentes.
5 – Motociclistas frequentemente ocupam
uma posição na faixa de rodagem para serem vistos mais facilmente ou para
evitar a zona "suja" da estrada . Entenda que os motociclistas ocupam
espaço na via com um propósito, não para serem atrevidos ou para se exibirem.
Se a moto estiver no canto não divida a via de trânsito.
6 – Luzes indicadoras de mudança de
direcção (piscas), não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns
motociclistas (principalmente inexperientes) algumas vezes se esquecem de
desligar as referidas luzes depois de uma mudança de direcção ou de uma mudança
devia . Antes de se antecipar, tenha certeza que essa luz da moto indica a
direcção que ela vai seguir.
7 – Maneabilidade é uma das melhores
características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem
pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de se desviar do seu
caminho ou sair da sua frente.
8 – A distância de travagem de uma moto é
praticamente a mesma de um automóvel, porém pisos escorregadios tornam a
travagem complicada em motos. Mantenha distância de segurança atrás de uma moto
porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.
9 – Quando uma moto está em movimento,
veja além da moto – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser
seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.
10 – Se um automóvel colide com uma moto,
bicicleta ou peão pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que
causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso.
Fonte: Instituição americana Motorcycle
Safety Foundation."
- Os meus agradecimentos ao Companheiro Branco pelo tópico criado no CPM.
Outra das coisas que é sempre bom de saber, são os sinais que podemos trocar entre nós, motociclistas...
Um grande abraço a todos e
BOAS CURVAS
Sem comentários:
Enviar um comentário